bloco economico mercosul
O Mercado Comum do Sul, também conhecido por Mercosul é a uma união de livre comércio intrazona e política comercial comum. O Brasil passou a aderir ao MercadoComum do Sul mais conhecido comoMercosul, em 1990 quando então os presidentes Fernando Collor, do Brasil e Carlos Menem, da Argentina assinaram a Ata de Buenos Aires, que integrava economicamente os dois países, sendo em 1991 complementado através do Tratado de Assunção, ficando constituindo então o Mercosul.
Sua formação contou com a presença inicial de quatro países membros, Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Sua constituição já assinou acordos com outros países como Israel e o Egito, também já foi criada uma Universidade do Mercosul, que tem como objetivo a integração regional nos papéis da educação. Bloco econômico Mercosul objetivo
O Mercosul foi criado com o intuito de obter um intercâmbio de mercadorias, tecnologias e profissionais com tarifas cambiais sem preço ou preços reduzidos para um valor especial. Desde a sua origem, aproximadamente 90% dos produtos gerados pelos países que fazem parte, conseguiram esse objetivo. No ano de 1999, instituiu-se um plano de igualdade de taxas e a próxima meta é estabilizar uma única moeda.
Tratado de Assunção do Mercosul
Esse tratado visava criar uma zona livre de comércio comum entre os membros do Mercosul, eliminando assim todos os tipos de tarifas existentes na área de exportação e importação de produtos, o tratado ainda permitiu a entrada do Uruguai e Paraguai ao blocoeconômico.
Bloco econômico Mercosul países membros
Atualmente pertencem ao Mercosul a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai desde 1991. Os associados Bolívia e Chile desde o ano de 1996, Colômbia e Equador desde 2004. O Peru desde 2003, México e Nova Zelândia são estados que vem sendo observado , e a Venezuela foi incorporada ao Mercosul em 31 de julho de 2012.
Muitos países ainda desejam e esperam aprovação para fazerem parte do bloco