africa: o seu potencial natural e a irregularidade da produção de recursos
‘’Os oceanos ao serviço da humanidade’’, Em Outubro de 1999, o planeta suportava uma população de 6000 milhões de habitantes! Uma parte significativa dessa população, estimada em pouco mais 3000 milhões, vive próximo das zonas costeiras, a uma distância que não ultrapassa os 100 km. No oceano mundial devem existir mais de 200.000 Espécies marinhas diferentes! Crustáceos, moluscos, peixes… são riquezas dos oceanos. Os peixes são uma reserva alimentar. Porém, embora se enumerem cerca de 20 mil espécies, só comemos pouco mais de algumas dezenas delas.
As plantas e os animais marinhos não são os únicos recursos que se podem tirar dos oceanos.
As indústrias e a construção necessitam de materiais diversos e de energia uma parte destes recursos jaz no fundo dos mares.
O petróleo é incontestavelmente o recurso mineral marinho mais conhecido.
Perto das costas, em fundos baixos, são também extraídas todos os anos toneladas de areia e gravilha, utilizadas na construção de estradas, edifícios, etc.
Além disso, Estanho, Diamantes, Fosfatos submarinos, (adubo indispensável para a agricultura moderna), Sal de cozinha, Magnésio, Enxofre, Cálcio, Potássio, Bromo, Carbono, Ferro, Zinco, Alumínio, Urânio, Prata e Ouro… são outros dos recursos dos oceanos mundiais.
O oceano mundial esconde 10 milhões de toneladas de Ouro!
O Magnésio é utilizado na construção de aviões, bem como na farmácia e na industria química.
O Bromo é utilizado nas películas fotográficas.
A energia das ondas e das marés poderia ser também uma importante fonte para produzir electricidade, mas tem pouco significado a nível mundial, pois o aproveitamento envolve projectos difíceis de executar e muito caro.
‘’AS AGUAS SUPERFICIAIS’’
As águas superficiais são