Alimentos e bebidas
Coordenação de Ciências Humanas
Professor: Helmut
Alunas: Aiane de Brito, Lisane Oliveira
Domínios Morfoclimáticos: O Cerrado
Janeiro de 2012
Salvador – Bahia
Brasil.
Sumário
Introdução 3
Domínios Morfoclimáticos 4
Cerrado 5
O cerrado na Bahia 6
Terra de Nascentes 6
Biodiversidade 7
A agropecuária no Cerrado Baiano 7
Degradação ambiental do Cerrado na Bahia 10
Bibliografia 12
Introdução
O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil em extensão territorial, pois ocupa grande parte da Região Centro-Oeste do País. Também conhecido como savana brasileira, é um bioma tropical com estações bem definidas de seca (inverno) e chuvas (verão).
Sua vegetação é menos densa que a das florestas tropicais e desenvolve-se em regiões sujeitas a incêndios naturais, apresentando árvores que possuem troncos retorcidos e cascas com espessa cortiça, resultantes da pobreza de nutrientes do solo da região e não pela falta de água, como erroneamente se pensa. Devido a seu aspecto mais grosseiro, esse tipo de vegetação sempre foi menosprezada, pois é considerada uma área perdida para a economia do País.
De acordo com o IBAMA, o Cerrado é o segundo colocado na lista dos biomas cuja biodiversidade está ameaçada de extinção, perdendo apenas para a Mata Atlântica. As maiores agressões a esse bioma se iniciaram na década de 60 do século passado, com a construção de Brasília e a ocupação da Região Centro-Oeste do País, que provocaram e impulsionaram o desenvolvimento da agropecuária e o desmatamento, ações que devastaram grande parte do Cerrado. Atualmente, restam apenas 20% de sua área original. As monoculturas extensivas (principalmente de soja), a expansão urbana desordenada, a mineração e a invasão de áreas indígenas são outros fatores de impacto sobre esse bioma.