amor
Este trabalho enquadra-se na prespectiva biologica tem como objectivo analisar e compriender o que é a África:o seu Pontencial Natural e a Irreguluaridade na Produção dos Recurso
Recursos hídricos são todas as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
Os recursos hídricos podem ser vistos de varias formas, temos que sempre observar se há uma relação com a agropecuária.
As terras subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
O petencial hídrico e a problemática da água
Influência do clima e do relevo nos recursos hídricos
A rede hidrográfica encontra-se essencialmente concentrada nas zonas de grande pluviosidade (chuvas). Os rios mais extensos encontram-se nas zonas climáticas eequatoriais e subequatoriais. Os rios que atravessam os desertos nascem, geralmente, nas zonas húmidas distantes.
Os rios que desaguam no oceano atlântico são mais numerosos que os que desaguam no oceano Índico. Isto explica-se porque o continente apresenta maiores altitudes no Este, impedindo que os rios desagúem nesse oceano.
As águas dos rios tendem a correr para o interior do continente ou para o oceano Atlântico.
Muitos rios formam quedas e cachoeiras devido ás irregularidade das áreas por onde correm. A maioria dos rios de África tem o seu regime de alimentação na época das chuvas.
Nas zonas subtropicais os rios aumentam o seu caudal no inverno, nas zonas subequatorias no verão, e na zona equatorial são caudalosos durante todo o ano.
Devido aos seus escoamentos e declives irregulares, os rios de África não oferecem em acesso fácil para o interior do continente, nem apresentam ligações navegáveis entre e dentro das regiões que percorrem.
No entanto, ele têm um potencial económico considerável