Uso e preservação da água no mundo
A presente pesquisa, de tema “Uso e Preservação da Água no Mundo”, tem como principal objeto a Água, que é uma das matérias de estudo da matéria de química no 1º bimestre do 2º ano do ensino médio. A pesquisa tem como principais objetivos o estudo da água e de suas etapas, disponibilidade, de seus estados e substâncias contidas. Também será estudado sobre sua importância para a vida dos seres vivos. O Tema será dividido em 8 subtemas para, assim, facilitar o entendimento. A metodologia utilizada nesta pesquisa será por meio da internet.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. PROPRIEDADES QUÍMICAS DA ÁGUA (SOLVENTE UNIVERSAL)
A Água (H2O) é a molécula mais abundante na Terra, sendo que em sua forma líquida cobre cerca de 71% do planeta e, além disso, conseguimos encontra-la em abundância na atmosfera terrestre em duas outras formas. Mas, apesar disso, é muito difícil encontrar água pura no meio ambiente, em razão da facilidade com que a maioria das outras substâncias conseguem se misturar à ela (e por isso ela é comumente denominada “solvente universal”). A água é considerada um bom solvente devido à sua polaridade (separação das cargas elétricas). Entretanto, há muito compostos que são essencialmente, se não completamente, insolúveis em água. As substâncias que se dissolvem na água ou se misturam bem a ela (exemplo: os sais) são conhecidas como Hidrofílicas. Já as que não se misturam à água (como gorduras e óleos) são chamadas de Hidrofóbicas.
A capacidade de uma substância se dissolver na água depende de ela conseguir igualar ou superar as forças atrativas que as moléculas de água exercem uma sobre as outras. Se a substância conter propriedades que a impeçam de superar essas forças intermoleculares, suas moléculas são “expulsas” da água, impedindo-a de se dissolver.
As substâncias que se dissolvem em outras recebem a denominação de soluto. A substância que é capaz de dissolver outras, como a água, é chamada de solvente. A associação