Engenharia Civil
Durante muito tempo, a água foi considerada como um recurso infinito. Acreditava-se na abundância de água e no seu poder de renovação através do ciclo hidrológico. O que nós esquecíamos de analisar era a proporção de água potável no planeta e o crescimento populacional que acarretaria um aumento significativo na demanda e no consumo e, ainda a poluição causada de forma acobardante.
Abordaremos com a elaboração deste trabalho a generosidade da água, sua distribuição no planeta, seus agentes de poluição e fatores que contribuem para isso, destacando ainda a crescente demanda pelo recurso e o decréscimo evidente da disponibilidade de água limpa e potável em todo planeta.
Veremos a situação da água nos país e no mundo, tornando-se este um recurso de ordem econômica, estratégica e social, sendo substância indispensável para nós seres humanos e para preservação da vida no planeta.
Esperamos deixar nossa contribuição quanto à elucidação de questões como o mau uso e a contaminação da água, principalmente no que se destaca a Legislação Básica Brasileira de Água estabelecida pelo Decreto Federal nº 24.643, de 10 de julho de 1934, que diz:
"A ninguém é licito compuscar ou contaminar as águas que não consomem, com prejuízo a terceiros".
Destacamos a água como bem comum á toda humanidade, portanto sua preservação como meio essencial de vida é de responsabilidade de cada um de nós enquanto consumidores em potencial e como cidadãos.
A água pura (H2O) é um liquido formado por moléculas de hidrogênio e oxigênio. Na natureza, é composta por gases como oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio dissolvidos entre as moléculas de água. Também fazem parte desta solução liquida sais, como nitratos, cloretos e carbonatos, elementos sólidos. Além de poeiras e areias que podem ser carregados nesta suspensão. Outra substancia químicas como os íons podem causar reações quimicamente alcalinas ou ácidas. As temperaturas apresentam variações de acordo com o