Poluição da água - Chorume
Poluição da água é quando elementos estranhos introduzem-se no ambiente natural, isso pode ocorrer diretamente ou indiretamente. Os contaminantes podem ser classificados como químicos (orgânicos e inorgânicos), agentes físicos ou agentes biológicos. Alguns dos principais contaminantes da água são: elementos que contém CO2 em excesso, agente tensoativos, agentes patogênicos, entre outros. Existe também a poluição difusa, onde não existe propriamente um foco definido de poluição, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas, águas pluviais e escorrimento de lixeiras. A poluição localizada é quando a poluição vem de um ponto especifico, como uma vala ou um cano. Já a poluição não localizada, é quando não tem uma única fonte.
As causas podem são a falta de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos, o que deixa a água em total contaminação.
A forma química altera a composição da água, e reage com a mesma. Os agentes químicos orgânicos podem ser: gorduras, proteínas, solventes, etc.
Os agentes químicos inorgânicos são: ácidos, alcoóis, tóxicos, sais solúveis, etc.
A forma física não reage com a água, porém afeta a vida do ecossistema. Os agentes físicos são: radioatividade, calor, modificação do sistema terrestre, etc.
A forma biológica é introdução de organismos estranhos àquele ecossistema, ou então no aumento de determinado organismo que já existe.
Chorume
O chorume é uma substância líquida resultante do processo de degradação de lixões e aterros sanitários. Tem uma cor forte escura e um odor muito forte. É altamente poluente, já que é composto por substâncias diversas, incluindo matéria orgânica, metais pesados e outros produtos tóxicos, além de excrementos humanos e animais. O chorume apresenta, ainda, uma elevada concentração de demanda biológica de oxigênio (DBO), um parâmetro utilizado para determinar a quantidade de oxigênio necessária na degradação da matéria