aterro sanitario
Em muitos municípios brasileiros ainda não existe um lugar apropriado para o destino do lixo urbano. É importante observar que o lixo é um problema que afeta um país como um todo. Tanto o governo federal, quanto os governos estaduais e municipais enfrentam dificuldades no descarte e destinação final apropriada do lixo produzido.
Uma forma eficiente que ameniza o problema é a construção de um aterro sanitário cujos impactos causados ao meio ambiente com a sua implantação são pequenos e de fácil controle, se comparado com os benefícios que o mesmo é capaz de proporcionar aos municípios que investem neste tipo de sistema. O aterro sanitário é um método atraente e de menor custo para comunidades com poucos recursos financeiros e humanos, e que pode satisfazer as condições de preservação do meio ambiente.
O QUE É ATERRO SANITÁRIO?
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
Os aterros sanitários são construídos em locais afastados das cidades em razão do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Essa contaminação pode ocorrer por infiltração do chorume ou percolado, líquido contendo componentes tóxicos que flui do lixo para o solo e corpos d’água.
Aterro sanitário
Formas de aterro sanitário
Método da Trincheira ou Vala
Método da Área
Método da Rampa
A construção de um aterro sanitário exige alguns cuidados.
O aterro deve ser pouco permeável, isto é, deixar passar pouca água e lentamente;
O aterro deve ser distante de qualquer lugar habitado;
Não deve haver lençol subterrâneo de água nas proximidades do aterro
Espécies de Aterros
Existem três possíveis formas de disposição de