Elementos do Grupo do Boro
QUÍMICA INDUSTRIAL
Relatório de Química Inorgânica Experimental
PRATICA 3 - ELEMENTOS DO GRUPO DO BORO
Equipe: Danyyel David Lucas, Maíra Costa e Rafael DiasProfessor (a): Jandira SimonetiDourados - MS
2011
Introdução
A porcentagem de massa de alumínio na terra é de 1%, sendo o primeiro metal e o terceiro elemento químico (Al = 8,3% em massa) mais abundante da crosta, ou seja, da superfície que pode ser economicamente explorada pelo homem. Entretanto, ele nunca é encontrado livre na natureza, ou seja, todo alumínio existente está combinado com outros elementos para formar compostos. Dois dos compostos mais comuns são alúmen, tal como o sulfato de alumínio e potássio (KAl(SO4)2·12H2O), e óxido de alumínio (Al2O3).
É o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação, afinal, chegou a ser exibido ao lado de joias da coroa e utilizado em lugar do ouro em jantares da nobreza no século XIX.
Os maiores produtores mundiais de alumínio, hoje em dia, são os Estados Unidos e o Canadá. No entanto, esses dois países não possuem jazidas de bauxita, havendo a necessidade de importação. O Brasil se destaca nesse setor, pois tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné. Não obstante, o alumínio ainda pode ser encontrado em outras regiões do Brasil, por exemplo, em Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG), região sudeste. A bauxita é o minério mais