Família do Boro
ENGENHARIA QUÍMICA
DANIEL FRANKLIN
JOHN LENON DA SILVA SANTANA
NAIELY FONTANA ARAUJO
TUANY SOUZA SANTOS
WHILBERT ALMEIDA DE JESUS
FAMÍLIA DO BORO (13 OU 3A)
SÃO MATEUS
2015
DANIEL FRANKLIN
JOHN LENON DA SILVA SANTANA
NAIELY FONTANA ARAUJO
TUANY SOUZA SANTOS
WHILBERT ALMEIDA DE JESUS
FAMÍLIA DO BORO (13 OU 3A)
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química Geral I, do Curso de Engenharia Química da Faculdade Multivix, sob orientação da professora Eng.ª Gabriella Soares Borges Salomão.
SÃO MATEUS
2015
FAMÍLIA DO BORO (13 OU 3A)
Daniel Franklin1
John Lenon da Silva Santana2
Naiely Fontana Araújo3
Tuany Souza Santos4
Whilbert Almeida de Jesus5
RESUMO
O grupo do Boro também chamado de elementos de terra, embora não é amplamente usado. Este grupo da tabela periódica é formado pelos seguintes elementos: Boro (B), Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In), Tálio (Tl) e Ununtrio (Uut).
Os elementos desse grupo possuem caráter metálico menos intenso que os metais alcalinos terrosos, com exceção do boro que é considerado um ametal. Configuração eletrônica com três elétrons na camada de valência, com exceção do tálio (Tl). Com valência +3, esta família possui grande afinidade em dar elétrons, mas não tanto quanto as famílias 1 e 2. Geralmente fazem ligações duplas ou triplas com outros átomos. Três fatos sugerem a formação de ligações covalentes:
O tamanho reduzido e sua elevada carga favorecem a covalência. A soma das três primeiras energias de ionização é muito grande, o que também favorece a covalência. Os valores de eletronegatividade são maiores que os do grupo 1 e 2, e quando os elementos do grupo 3 se combinam com outros elementos, a diferença de eletronegatividade não deverá ser muito grande. Este artigo tem como objetivo trazer a reflexão sobre a família do boro, apresentando seus componentes, suas propriedades