CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS POR MEIO DE FLUIDOS AGRESSIVOS
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FATECS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MOHAMAD ALI MAHMOUD OTMAN – RA: 21016205
SERGIO LUIS RODRIGUES DA CUNHA – RA: 21016100
ROMULO PEIXOTO TAVARES – RA: 21040658
GABRIEL LEAL MACHADO – RA: 21016193
PHELIPPE OTHON DIMATTEU MOTA OLIVEIRA – RA: 21016267
CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS POR MEIO DE FLUIDOS AGRESSIVOS
Projeto de pesquisa feito para a matéria de Geotecnia III do curso de Engenharia Civil do UniCeub, professora Maruska Nascimento.
BRASÍLIA, 2013
INTRODUÇÃO
Para a maior parte das nações em desenvolvimento, a necessidade mais imediata é o progresso econômico e industrial como forma de tirar suas populações da pobreza. A poluição e os danos ao meio ambiente parecem ser uma consequência inevitável da luta por uma melhor qualidade de vida. O solo tem sido o principal local de destino para muitos dos resíduos gerados pela sociedade, desde resíduos domésticos até efluentes industriais, estocagem de produtos tóxicos e nucleares. Estudos e pesquisas realizados ao redor do mundo indicam que diversas nações já enfrentam uma crise de abastecimento de água devido à poluição. Trata-se de uma crise de qualidade, resultante de uma degradação crescente, capaz de levar ao limite dramático da inutilização dos recursos hídricos.
Depósitos de lixo industrial e doméstico, a agricultura com uso intensivo de insumos, o despejo de efluentes industriais em lagoas, vazamentos de depósitos de produtos químicos e entre outros, vêm se transformando em perigosos focos de contaminação das águas subterrâneas. Isto é especialmente importante tendo em vista que a maioria das captações de água se destina ao consumo doméstico, industrial, atividades comerciais como hotéis e hospitais, agricultura e inúmeras outras atividades tendo em vista que a água é um recurso inerente a sobrevivência de qualquer ser vivo. Em termos de volume de