Estrutura do PEM
Descreve a “essência” do Plano, é apresentado no início, sendo a última parte a ser redigida.
Descreve tudo o que é importante no Plano – análises, conclusões, oportunidades, ameaças, objetivos, estratégias – para o negócio, dando ênfase aos resultados esperados e investimentos a serem realizados.
Geralmente é apresentado em formato de texto corrido e contém, no máximo, duas páginas.
1. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
1.1. MISSÃO, VISÃO e VALORES
O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representa a identidade Organizacional.
MISSÃO
O objetivo da declaração de missão é garantir que a razão de ser de sua empresa seja claramente definida e entendida por todos da empresa. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais. Deve ser uma frase de impacto. Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado.
VISÃO
É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam. É o que a empresa idealiza para o seu futuro.
VALORES
Representam os princípios éticos que norteiam todas as ações da empresa. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral. Preceitos básicos, essenciais e permanentes que devem estar presentes em todas as decisões da empresa.
MISSÃO:
VISÃO:
VALORES:
1.2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Descreve as informações empresa e o estágio em que se encontra, no que se refere ao desenvolvimento.
RAZÃO SOCIAL:
NOME FANTASIA:
RAMO DE ATIVIDADE:
LOCALIZAÇÃO: