caderno de referencias (historia da arte)
O artista em destaque é o mineiro de Belo Horizonte, Damasceno de 50 anos, que retrata em suas obras o cotidiano de sua cidade.
Damasceno, utiliza muitas cores para descrever em suas telas a alegria nos bares, casas e festas populares com originalidade e perfeição nos detalhes.
De acordo com Damasceno, o cotidiano pode ser inspirador. E, é através deste universo que a sua arte se transforma e se cria.
Por isso, seu trabalho é elogiado e conhecido tanto no Brasil, quanto nos
Estados Unidos, França e Itália.
2
HERDEIRA DA TRADIÇÃO DO BARROCO MINEIRO
Elisa Pena, escultora e ceramista, da tradição barroca, que traduz em suas obras uma nova expressão e estilo próprio de se trabalhar com a argila. Suas esculturas retratam a religiosidade e a observação das pessoas no cotidiano.
Suas obras transmitem harmonia e equilíbrio entre as formas, além de criar uma interação entre a natureza e o ambiente transformado pelo homem.
Na criação de cada obra, é possível observar a originalidade nos detalhes e técnicas. Para a construção de objetos e peças, foram utilizados materiais de baixo custo como: cimento, ferro, arame galvanizado, buscando um estilo próprio de criar e dialogar com a natureza.
3
A AUTENTICIDADE CRIADORA
Artur Pereira, um escultor que levava uma vida simples e tranquila na
Cachoeira de Brumado. Neste espaço, encontrou o lugar ideal para seu ateliê, por oferecer uma vasta riqueza em recursos naturais. Um artista que não frequentou escolas especializadas, mas que soube expressar sua sensibilidade nas criações de suas esculturas.
Artur trabalhava com a madeira assim, como se usa a argila e o barro, dandolhe contornos e formatando grandes toras de madeira, o que possibilita esculpir personagens de folias de reis, de animais, e expressões de sua religiosidade.
Sua criatividade espontânea traduz a força das raízes, permitindo reconhecer e valorizar nossa origem cultural, a partir de estranhas composições