HIST RIA DA FRICA NEGRA W
INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------- nº 2
HISTÓRIA DA ÁFRICA NEGRA -------------------------------------------------- nº 3
Mecanismo de Penetração e ocupação no séc. XVIII e XIX. ----- nº 3 Á 10
CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------- nº 11
BIBLIOGRAFIA ------------------------------------------------------------------- nº 12
INTRODUÇÃO
A História da África é conhecida no Ocidente por escritos que datam da Antiguidade Clássica. O homem passou a estar presente na África durante os primeiros anos da era quaternária ou os últimos anos da era terciária. A maioria dos restos de hominídeos fósseis que os arqueólogos encontraram, australopitecos, atlantropos, homens de Neandertal e de Cro-Magnon, em lugares diferenciados da África é a demonstração de que essa parte do mundo é importante no processo evolutivo da espécie humana e indica, até, a possível busca das origens do homem nesse continente. As semelhanças comparáveis da história da arte que vai entre o paleolítico e o neolítico são iguais às das demais áreas dos continentes europeu e asiático, com diferenças focadas em regiões então desenvolvidas. A maioria das zonas do interior do continente, meio postas em isolamento, em contraposição ao litoral, ficaram permanentes em estágios do período paleolítico, apesar de a neolitização processada ter início em 10.000 a.C., com uma diversidade de graus acelerados.
A HISTÓRIA DA ÁFRICA NEGRA
Mecanismo de Penetração e Ocupação no Séc. XVIII e XIX
O presente volume - o segundo e último da História da Africa Negra, de Joseph Ki Zerbo - cobre a parte mais recente da longa caminhada do homem africano, tratando os eventos ocorridos desde o século XIX até aos nossos dias.
Foram os anos negros em que a África é arrancada aos Africanos pelas garras das potencias colonizadoras, que, em muitos casos, fizeram do grande continente autêntico campo de