Poluição atmosferica
Principais causas da poluição atmosférica Considera-se poluente ao ar qualquer substância que possa torna-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde terrestre. Os poluentes atmosféricos podem ser em forma de gases ou partículas, e podem ser naturais ou artificiais, porém são convenientes de fontes fixas, como indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo e vulcões, ou móveis, como trem, avião, embarcação marítima e veículos automotores (carros e motos, por exemplo). Os principais culpados pela poluição do ar (poluição atmosférica) são os seres humanos, pois sabem o que fazer para prevenir e não fazem.
Poluentes artificiais Os poluentes artificiais do ar são os poluentes produzidos pelas atividades humanas, que após serem usados, são “jogados na atmosfera, como lixo”. Na sua grande maioria, são poluentes tais como, aqueles que são produzidos através da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, gás natural e carvão mineral, ou até mesmo os recicláveis como lenha e álcool.
Poluentes naturais
Como poluentes naturais da atmosfera, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas, que são altamente tóxicas e compostas de enxofre. Outros poluentes naturais são partículas do solo e as gotículas de água salgada do mar, gases de