Poluição atmosférica
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
O que é a poluição atmosférica?
Existe poluição atmosférica desde que, a presença de uma substancia estranha ou a variação dos componentes normais seja capaz de causar efeito nocivo no ambiente ao criar mal estar na população.
Efeitos adversos:
• Saúde ou bem estar humano;
•
A vida das plantas e dos animais;
• Alteração do equilíbrio ecológico e físico do planeta.
Pode reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Provoca o aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas acidas.
Os poluentes são normalmente classificados como Primários ou Secundários:
Primários: são os contaminantes directamente emitidos no ambiente, normalmente provocados pela actividade humana, como o tráfego, fabricas, centrais termoeléctricas, entre outras.
Secundários: poluentes que resultam de reacções que ocorrem na atmosfera (por vezes envolvem poluentes primários).
CAMADA DE OZONO
O que é a camada de ozono?
A terra é envolvida por uma frágil camada de ozono que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitido pelo sol.
Quais as consequências da destruição da camada de ozono?
A destruição continua da camada de ozono leva a um aumento de raios ultravioletas. Estes raios ao atingirem a terra vão promover a destruição das proteínas e ADN, provocando cancro da pele, cataratas, danificação dos ecossistemas aquáticos…
EFEITO DE ESTUFA
O que é o efeito de estufa ?
O efeito de estufa é causado pelos “gases de estufa” que evitam que o calor solar absorvido pela superfície terrestre se escape para o espaço.
Consequências do efeito de estufa:
Alteração do ciclo hidrológico - cheias e secas;
Degelo dos glaciares - aumento do nível do mar;
Furacões e tempestades;
Vagas de frio ou