Riscos de Animais Peçonhentos
ANDRÉ SILVA CABRAL
FILIPE SILVA CABRAL
RONALD JORGE ALMEIDA SILVA FILHO
TAUAN KAIQUE DE SOUZA LIMA
VINÍCIUS HANDHALL MORAES DE JESUS
RISCOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS
Catu – Ba.
03/11/2014
CURSO DE QUÍMICA
ANDRÉ SILVA CABRAL
FILIPE SILVA CABRAL
RONALD JORGE ALMEIDA SILVA FILHO
TAUAN KAIQUE DE SOUZA LIMA
VINÍCIUS HANDHALL MORAES DE JESUS
RISCOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS
Trabalho de produção textual em grupo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano como requisito parcial na disciplina de segurança do trabalho.
Orientador profª.: Maria Cristina
Catu – Ba.
03/11/2014
Introdução:
São chamados de peçonhentos os animais que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas em glândulas especializadas de seu corpo. O meio utilizado para a inoculação dependerá da espécie do animal, que no caso das serpentes ocorrerá através dos dentes inoculadores de veneno, e nos escorpiões, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda. É importante salientar que os animais peçonhentos agem quando se sentem ameaçados.
Existem animais que são venenosos, mas não são peçonhentos. Esses animais venenosos não possuem nenhum órgão capaz de inocular o veneno, e essa é a principal diferença entre os animais venenosos e peçonhentos.
Desenvolvimento:
Os animais peçonhentos são aqueles que para caçarem ou se defenderem têm a capacidade de inocular substâncias tóxicas produzidas em glândulas especializadas de seu corpo. O meio utilizado para a inoculação dependerá da espécie do animal, que no caso das serpentes ocorrerá através dos dentes inoculadores de veneno, e nos escorpiões, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda. É importante salientar que os animais peçonhentos agem quando se sentem ameaçados. Cobras, aranhas,