Especialidade de Animais Pe onhentos
2326 palavras
10 páginas
1) O que são animais peçonhentos?ANIMAIS PEÇONHENTOS são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, arraias.
ANIMAIS VENENOSOS são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões) provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).
Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos e venenosos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suas larvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.
2) Descobrir a quantidade de acidentes causados por animais peçonhentos em seu país ou região no último ano (caso esse dado não esteja disponível, pegar o último ano disponível).
Casos de acidentes por animais peçonhentos - Último ano: 2013
Brasil – 143.903 (270 óbitos)
Região Sudeste – 54.871 (70 óbitos)
Rio de Janeiro – 1.385 (2 óbitos)
3) Escolher e apresentar as seguintes características de 2 animais peçonhentos.
a. Habitat - b. Alimentação - c. Danos causados aos seres humanos - d. Forma de prevenção
1 – Cobra-Coral (coral-venenosa, coral-venenosa, ibiboboca, ibiboca e ibioca).
a. Habitat - É encontrada em matas das regiões sudeste e sul do Brasil. São encontradas também em áreas florestais do Uruguai, Paraguai e algumas regiões da América Central. A coral tem hábito noturno e vive sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição.
b.