Politicas públicas
Principais elementos e processo de elaboração
O QUE SÃO:
São ações realizadas pelo estado com a finalidade de atender ás demandas da população que se encontra em seu território conforme o nível de complexidade social e os temas que emergem nas agendas públicas.
DE QUEM É A INICIATIVA Dos municípios, que cada vez mais assumem o papel de descentralização das funções do Estado Nacional, assim quem assume a direção e a execução das políticas públicas em seu território é o município, substituindo o Estado. Pois são os chefes dos municípios quem conhecem as dificuldades das classes sócias , necessidades essas das pessoas carentes.
O ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. O Estado é o conjunto de pessoas e instituições que formam a sociedade política e juridicamente organizada sobre determinado território. Coordena os esforços públicos, privados e sociais para o bem de toda sociedade: bem comum. A organização estatal mais visível é o governo que é trocado de quatro em quatro anos a n´veis federal, estadual e municipal.
AS POLITICAS PÚBLICAS REPRESENTAM ESTRATÉGICA DO ESTADO QUE PRODUZEM RESULTADOS RÁPIDOS E EFICAZ COM RECURSOS LIMITADOS.
EXEMPLOS DE DINÂMICAS SOCIAS: QUE ORIGINAM OS BENS A SEREM PROTEGIDOS, TAIS COMO: MEIO AMBIENTE,. O TURISMO, E A TERCEIRA IDADE.
GOVERNO: organização especifica de poder a serviço do Estado como exemplo de dinâmicas sócias que originam novos bens a serem protegidos por ações estatais podem ser citados: o meio ambiente, o turismo e a terceira idade. Sabendo que o Estado dispõe de um numero limitado de recursos que devem ser utilizados para atender a uma demanda que cresce significativamente, necessita em todos os níveis um mínimo de planejamento, LOGO PRODUZ RESULTADOS COM RECURSOS LIMITADOS. As Políticas Públicas representam, a gestão de problemas e demandas coletivas através da utilização de métodos que identifiquem a prioridades, racionalizando a aplicação de investimentos e utilizando o planejamento com