Resenha
NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Rayanne Cristina Oliveira da Silva Araujo
Resenha:
Sócrates: um dos principais filósofos de toda a história
PORTO VELHO
MAIO - 2012
Rayanne Cristina Oliveira Da Silva Araujo
Resenha:
Sócrates: um dos principais filósofos de toda a história
Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial da Disciplina de Introdução à Filosofia, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Estácio Neto.
PORTO VELHO
MAIO – 2012
Sócrates: um dos principais filósofos de toda a história
Sócrates (em grego Sokrátes) nasceu por volta de 470 a.C. em Atenas.
Filho de pais humildes (uma parteira chamada Fenarete e um escultor chamado Sofronisco), recebeu uma educação tradicional e desde a juventude interessou-se pela filosofia e pela meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira.
São grandes as dificuldades ao falar sobre Sócrates, já que tudo em torno de sua vida envolve mistérios. Nada escreveu sobre suas ideias. Tudo que se sabe sobre seus pensamentos, foi transmitido por seus discípulos Xenofontes e Platão principalmente nos livros Apologia de Sócrates e Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates do primeiro e Apologia de Sócrates e Fédon do segundo.
Platão foi o responsável por disseminar a imagem de Sócrates como sendo um homem que conhecia o pensamento anterior e contemporâneo dos filósofos gregos e que andava pelas ruas e praças de Atenas, perguntando a cada um sobre ideias e valores que os gregos acreditavam e julgavam conhecer. Sócrates usava nas suas conversas com os cidadãos um método chamado maiêutica, que consiste em forçar o interlocutor a desenvolver seu pensamento sobre uma questão que ele pensa conhecer, e colocá-lo em contradição.
Fisicamente, era considerado feio, com seu nariz achatado, olhos esbugalhados, uma calva enorme, rosto pequeno, estômago saliente e uma longa barba