Politicas de recursos humanos
À semelhança do que aconteceu no desenvolvimento das Teorias de
Organização, também foi nos últimos 100 anos que se construiu a História da
Função Pessoal. Esta passou basicamente por 3 fases:
a fase da administração;
a fase da gestão;
a fase do desenvolvimento.
Convém referir que estas 3 fases não se excluem umas às outras, numa análise meramente cronológica, mas coexistem neste momento, completandose.
Pensamos ser oportuno explicitar a mudança da designação de função pessoal para função recursos humanos, uma vez que esta mudança de nome é uma mudança de perspectiva e de práticas. A designação função pessoal está ligada à concepção tradicional do pessoal, como uma fonte de custos que é necessário minimizar e deu lugar à concepção de um pessoal considerado como um recurso cuja utilização é necessário optimizar. Porque acreditamos que esta mudança é muito mais do que a modificação de um nome, utilizaremos ao longo das próximas matrizes de trabalho o termo Gestão de Recursos Humanos.
Os Recursos Humanos são um dos cinco "recursos básicos" de uma organização, conjuntamente com os recursos materiais, financeiros, comerciais e administrativos. Estes recursos, à excepção dos administrativos que incluem todos os sistemas de tomada de decisões e de comando da organização, requerem complexos processos de gestão.
(CHIAVENATO, 1987, p. 74)
A gestão de recursos humanos consiste em planear, organizar, desenvolver, coordenar e controlar técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas, que com ela
Instrumento para o Desenvolvimento Organizacional de PME´s - Programa Leonardo da Vinci
Fátima Jorge & Paulo Silva – Univ. de Évora (Portugal) Pág. - 72
colaboram, alcançar os objectivos individuais relacionados directa ou indirectamente com o trabalho.
Neste sentido, as políticas de recursos humanos são um