Incineracao do lixo hospitalar
Actualmente os resíduos sólidos constituem-se em um dos maiores problemas da sociedade moderna. O volume de lixo tem aumentado diariamente e sua composição modifica-se constantemente.
A ausência de planejamento nas comunidades Moçambicanas permite que práticas inadequadas de tratamento e destinação final de resíduos sólidos sejam corriqueiras, tais como lançamento de resíduos em corpos de água, directamente sobre o solo, queima, entre outros, ocasionando impactos de ordem ambiental, social e económica.
O trabalho apresenta como tema “Incineração de Resíduos Hospitalares Como Um Dos Meios de gestão do Lixo: Caso da Cidade de Nampula Período 2010-2011”. Este tema é fruto de uma constatação a partir dos conhecimentos e observação que o autor traz consigo desde o período em vigor destacado acima, que será efectivada a pesquisa.
De acordo com a natureza do trabalho e o objectivo ora mencionado, levanta-se especificamente o seguinte problema de pesquisa: Quais são as consequências que advém da ma aplicação da incineração no processo de gestão do lixo hospitalar?
A poiando-se do assunto a tratar e do problema identificado presume-se que o tema enquadra-se na linha de pesquisa “Consciência Ambiental base para Educação Ambiental” do Departamento de Ciências Naturais e Matemática – Curso de Química.
A pesquisa que se pretende desenvolver será realizada na cidade de Nampula, no período compreendido entre 2010 à 2011.
A delimitação espacial do tema justifica-se pelo facto de que o autor é morador da cidade de Nampula e vive essa realidade diariamente e a escolha do período entre 2010-2011, como sendo sua delimitação temporal, justifica-se pelo facto de 2010 ser o período que o autor passou a ter noção sobre os problemas que podem ser causados durante o processo de queima ou incineração de resíduos sólidos, sem o devido controle mais lhe despertou atenção a cerca do assunto, e 2011 ser o período que supõe que terminará as cadeiras curriculares