POlitica Salarial
Os recursos humanos da empresa precisam ser tão bem administrados como qualquer outro recurso, a fim de torná-los mais produtivos para que possam atingir os objetivos da empresa e conseguir um bom resultado.
Chiavenato (1999) sugere algumas políticas e práticas essenciais para a gestão do trabalho das pessoas, como analisar e descrever os cargos, e gerenciar cargos e salários. A partir desse conceito, entendemos que o Plano de Cargos e Salários se torna uma ferramenta importante nas organizações. Inclusive pode se tornar um diferencial competitivo dentro da empresa, sendo um fator motivacional para os colaboradores.
O Plano de cargos e salários é criado pela área de Recursos Humanos e tem como propósito estabelecer as diretrizes e procedimentos que visam estabelecer as estruturas de cargos e salários compatíveis com a responsabilidade exigida para cada cargo e funções desempenhadas, conforme as qualificações dos profissionais, e a recompensa pelo realização do trabalho.
Dentro desse conceito de Plano de Cargos e Salários, encontramos a Politica Salarial, que é definida por Chiavenato (2003, p. 84) como “o conjunto dos princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização, no que tange aos assuntos de remuneração de seus empregados”.
A política salarial é a estratégia que empresa utiliza para pagar os salários e conceder promoções e gratificações aos seus funcionários. Normalmente consiste numa tabela escalonada em que os colaboradores são recompensados com base no desempenho ou mesmo por tempo de trabalho, o que significa aumento no salário e cargo.
Por fim, a política salarial tem por objetivo reconhecer o desempenho e a capacitação profissional de seus colaboradores.
Política Salarial:
A política salarial da empresa reflete a filosofia da empresa, deve ser criada de acordo com o sindicato da classe e com determinações do governo. A política deve ser adequada, incentivadora,