Política salarial
A política salarial é muito utilizada na administração empresarial e pública, como uma forma de distribuição de cargos e salários, assim quando um chefe aumenta o salário ou bonifica um funcionário sem que este mereça ele esta “desperdiçando ‘’recursos em potencial ou até mesmo um chefe não gratifica um bom funcionário com um melhor salário ele pode perde-lo seguindo assim a lei da oferta e da procura, fazendo com que o funcionário migre para onde houver um melhor salário.
O salário geralmente é baseado nos conhecimentos exigidos pela função , na complexidade das atividades e na responsabilidade pela execução das tarefas. Esses salários passam a ser atrativos, faz com que os funcionários tenham uma escolha pelo melhor salário trocando de empresa, o que faz com que ela se preocupe em reter seus profissionais com bom desempenho .
A política salarial também leva em conta a situação financeira da empresa e sua perspectiva de crescimento e desenvolvimento, a evolução do salário será prevista no orçamento assim como qualquer outro item, além de ser acompanhada pelo sistema de informação gerencial.
Uma indústria que deseje competir no mercado deve ter um bom planejamento de cargos e salários , pois é pelo meio de uma estrutura de cargos que é dividido as funções e também atribuído o valor de mercado correspondente a cada função. É estabelecido uma faixa salarial a cada classe de cargo. Essa faixa salarial é uma aferição do patrão que determina exatamente o valor do salário que pode ocorrer variações decorrentes de diversos fatores .
Já a administração pública não pode cogitar valores de mercado para salários ela tem outros princípios, e seus funcionários geralmente tem estabilidade, vantagens e