LABORATÓRIO DE FISICA
COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA
SALVADOR
2011
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Trabalho elaborado para apresentação na disciplina Fisica 3, do 3º semestre do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário , sob a orientação da Professor Antonio Luiz.
SALVADOR
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4 EQUAÇÕES UTILIZADAS
4.1 - Valor médio
4.2 – Diferença da medida em relação ao valor médio
4.3 - Desvio padrão
4.4 – Calculo da resistência
4.5 – Área
5 MATERIAL UTILIZADO
6 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
7 ANALISE DOS RESULTADOS
8 CONCLUSÃO
9 REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO Trabalho elaborado para comprovar a segunda lei de Ohm, demonstrando atraves de experiencia realizado em laboratorio que existem resistencias diferentes para materiais diferentes.
2 OBJETIVO
Medir a resistência de um fio em função do seu comprimento. Essa experiência foi realizada para comprovar a segunda lei de Ohm, demonstrando que diferentes materiais de mesmas dimensões apresentam valores diferentes de resistências e que o mesmo ocorre com materiais iguais de diferentes dimensões.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com a segunda lei de Ohm a resistência elétrica de um resistor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área da seção transversal e depende do material que é feito o resistor. A dependência do material é expressa pela grandeza chamada de resistividade.
A resistência elétrica não só criada por um resistor, mas também por qualquer coisa que esteja no caminho da corrente, inclusive o próprio condutor, em algumas situações esse valor é desprezível, e em