Politica publica
RESPOSTA-
A média do ideb das cidades de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis e a cidade de Tangará, onde moro è de 4.6, com uma pequena variação, quando se compara renda e educação percebe-se que a cidades que investe principalmente em educação primaria tem uma melhor projeção de rendimentos e qualidade de vida da sua população.
2. Com base no que estudamos neste livro, comente, em no máximo duas páginas, a importância do SUS para a redução das desigualdades sociais e ampliação da cidadania dos brasileiros.
RESPOSTA-
Quando apontamos o Sistema Único de Saúde como meio para a redução das desigualdades sociais devemos voltar nosso olhar para a Constituição Federal de 1988, que trouxe mudanças na forma de atendimento a população, buscando um meio mais abrangente de garantir o direito a saúde de modo universal a todos os cidadãos brasileiros, deixando para trás a antiga política de saúde que privilegiava apenas a classe trabalhadora do País, ficando os demais excluídos de uma assistência médico-hospitalar “gratuita”.
O SUS fora criado com base em princípios como universalidade (onde qualquer indivíduo tem direito a serviços públicos de saúde independente de sua profissão ou contribuição), equidade (todo o cidadão é igual perante o sistema) e integralidade (os serviços de saúde devem levar em conta a necessidade do indivíduo como um todo, desde a prevenção até a cura), visando a promoção, proteção e recuperação da saúde, cujas ações e serviços estão ligadas as esferas federal, estadual e municipal, para o bem