Politica Monetaria e Fiscal
Módulo: 04
Atividade: 8.2.2
Título: Politica Monetária e Fiscal
Aluno: André Jobram
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 400
Introdução
A política monetária é utilizada pelas autoridades monetárias para controlar a expansão da moeda e do credito, além de exercer controle sobre a taxa de juros, de forma a dar condições necessárias para o crescimento econômico, controlando a expansão da moeda e do credito, exercendo o controle sobre a taxa de juros de forma que possam se adequar às necessidades de crescimento econômico e estabilidade dos preços.
Segundo Rebeque (2006)
“A política monetária tem como objetivo controlar a quantidade de dinheiro em circulação, buscando defender o poder de compra da moeda, onde essa atuação pode ocorrer por meio do uso de instrumentos de efeito direto ou de efeito induzido, para que se possa efetuar o controle da liquidez global do sistema econômico”.
Política fiscal é quando o governo atua arrecadando os impostos e os seus gastos, com isso o governo atua sobre o sistema tributário de forma mudar as despesas do setor privado.
Segundo Escóssia (2009)
“A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. De acordo com o nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente elementos da demanda; dessa forma, quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto”.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
São 5 as principais características dos instrumentos de politica monetária, são eles:
1. Incentivo/restrição ao crédito;
2. Compra/Vendas de títulos políticos;
3. Depósitos Compulsórios;
4. Taxa de Redesconto;
5. Taxa de juros.
São 3 as principais características dos instrumentos de politica fiscal, são elas:
1. Acelerar o crescimento econômico;
2. O pleno emprego de todos os recursos