Politica fiscal e monetaria
O mundo de hoje não comporta mais aquele tipo de economia fechada, idealizada principalmente por alguns movimentos socialistas da primeira metade do século passado. As economias modernas são, todas elas, abertas, isto é, exportam parte dos bens e serviços que produzem e importam parte dos bens e serviços que consomem. As economias abertas também emprestam e tomam empréstimos nos mercados financeiros mundiais, investem em outras economias e recebem investimentos de empresas de outros países.
Na macroeconomia este tema é tratado através do sistema IS-LM –valendo ressaltar, no entanto, que este sistema é mais apropriado para uma economia fechada. Para o caso de uma economia aberta, costuma-se adotar uma versão ampliada do sistema IS-LM o chamado modelo Mundell-Fleming Ao ampliar o sistema IS-LM para uma economia aberta, o modelo Mundell-Fleming procura mostrar até que ponto são eficazes as políticas monetária e fiscal em relação às flutuações da atividade econômica, quando se consideram seus efeitos sobre a taxa de câmbio e, conseqüentemente, sobre o balanço de pagamentos. A eficácia daquelas políticas macroeconômicas depende essencialmente do sistema cambial adotado pelo país - isto é, se o país adota uma taxa de câmbio flutuante ou uma taxa de câmbio fixa. A análise, aqui, será conduzida em duas partes: na primeira,iremos supor que o regime cambial é o de taxas flutuantes; na segunda, o de taxas fixas.
* Modelo Mundell-Fleming
O Modelo Mundell-Fleming O modelo Mundell-Fleming é derivado de três equações básicas, similares às que definem o sistema IS-LM:
(1) Curva IS: Y = C(Yd) + I(r) + NX(e)
(2) Curva LM: Ms/P = Md(Y,r)
(3) r = r*
onde,
Yd= renda disponível;
NX= exportações líquidas; e= taxa de câmbio vigente; r= taxa de juros doméstica; r*= taxa de juros externa ou taxa de juros mundial
A equação(1) descreve o equilíbrio no mercado de