mass media e pais
Sabemos que no decorrer dos anos, o acesso à informação através das novas tecnologias, nomeadamente a televisão e a internet, são cada vez de uso mais fácil e melhor manuseadas pelos mais novos. Estas ferramentas desenvolvidas pelas nossas crianças são vantajosas e interessantes mas, sabemos que existe o reverso da moeda que gera grande perigo para os mais novos e, possivelmente, uma grande influência no seu desenvolvimento. A consciência parental para este facto não é, por vezes, a equivalente com a realidade visto que a normalização deste acesso fácil leva ao esquecimento dos perigos.
Com isto, decidimos procurar conhecer alguns dos mecanismos de controlo parental já existentes e criar os “7 mandamentos do controlo parental face a comunicação e mass media”.
1. Literacia parental nas novas tecnologias da comunicação
Uma das grandes preocupações dos pais e encarregados de educação, hoje em dia, é o tempo gasto pelos jovens nas novas tecnologias (computadores, telemóveis, consolas e televisões), visto que estes consomem demasiado tempo, deixando-os distantes do mundo que os rodeia. No entanto, estas novas tecnologias também os deixa desenvolver outras capacidades intelectuais e motoras, facilitando a execução de trabalhos e a resolução de problemas.
A limitação em relação ao tempo gasto pelos jovens nas novas tecnologias não é visto com bons olhos em relação aos pais, levando muitas vezes ao conflito entre eles. Umas das principais causas disto é devido ao facto das gerações mais velhas considerarem estas novas tecnologias uma forma de facilitar o cumprimento das tarefas, enquanto que as gerações mais jovens veem estas tecnologias como hobbies, substituindo as tarefas tradicionais, por exemplo, passar mais tempo com a família, conviver com os