POLÍTICAS MONETÁRIAS E FISCAL.
Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico. Instrumentos básicos de uma política monetária é a emissão de papel moeda, depósito compulsório, compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais e controle das taxas de juros. A política monetária tem grande influência na economia de um país, na prática atua e controla o gasto na economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos. Ela sempre avalia as variáveis da macroeconomia.
NoBrasil essas políticas ocorrem a partir do Conselho Monetário Nacional, posteriormente avaliado pelo Banco Central, Copom e Sistema Bancário; daí estabelece-se a oferta monetária no mercado e a taxa de juros. Existem dois principais tipos de política monetária a serem adotados pelo governo; a política rigorosa e a política flexível.
ESCOLAS DE PENSAMENTOS ECONÔMICOS:
MONETARISMO, KEYNESIANISMO, INSTITUCIONALISMO E MARXISMO
MONETARISMO:
É A MAIS ANTIGA FORMA DE COMBATE( ROUPAGEM MODERNA DAS TEORIAS DE ADAM SMITH E SUCESSORES , SEGUNDO O QUAL BASTA CONTROLAR A QUANTIDADE DE DINHEIRO EM CIRCULAÇÃO ( O DINHEIRO SALDO NO BANCO ) QUE A INFLAÇÃO DESAPARECE.
KEYNESIANISMO: DA ÉPOCA DO CRACK DE 1929, PRECONIZA A REDUÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS, O AUMENTO DOS IMPOSTOS E A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA E NA SOCIEDADE, EM TOTAL OPOSIÇÃO AO MONETARISMO.
POLÍTICA MONETÁRIA: Abolição de todos os controles governamentais, tais como salário mínimo, câmbio oficial e tabelamentos, tanto dos juros como dos preços; não permitir que a moeda em circulação cresça mais que uns 5% ao ano. O controle da moeda é exercido através de três instrumentos:
1- Redesconto bancários, quando o Banco Central empresta sob garantia aos Bancos, a uma data taxa de juros;
2- Depósitos