POLITICA INTERNA
Partido Político é um grupo organizado, legalmente formado, com base em formas voluntárias de participação numa associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político.
É um grupo organizado de pessoas que formam legalmente uma entidade, constituídos com base em formas voluntárias de participação, nessa "democracia", em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em um determinado país politicamente organizado ou Estado, em que se faz presente ou necessário como objeto de mudança e/ou transformação social. No Brasil esses partidos estão sempre sociologicamente ligados a uma ideologia, porém, nem sempre essa ideologia é pragmática e/ou sociologicamente exequível ou viável, pois muitas vezes carece de ambiente para seu desenvolvimento, o que demonstra segundo Lauro Campos, que os chamados Líderes partidários não se sintonizam perfeitamente com o povo e como que, como diz: "... tentam governar de costas para o povo e suas necessidades...’’
Partidos políticos no Brasil
A primeira vez que se usou este termo no país foi por ocasião da transferência da família real para o Brasil, no reinado de. Mas os primeiros partidos políticos brasileiros que tiveram existência legal foram o Partido Conservador e o Partido Liberal, no segundo reinado entre 1840 e 1889. Estes e o Partido Republicano Paulista foram os partidos políticos de mais longa duração no Brasil.
Na República Velha, os partidos políticos eram organizações regionais, existindo um Partido Republicano em cada estado, cada um tendo estatutos e direções próprias.
Em 1966, o regime militar instaurado pela Revolução de 1964 implantou o bipartidarismo no Brasil, devido às muitas exigências legais para se criarem partidos políticos. Assim, de 1966 até1979, existiram só a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
No Brasil vigora, atualmente, o pluripartidarismo. A atual constituição brasileira garante ampla