Politica instituicoes
O surgimento de instituições se relaciona, em muito, com a necessidade de se buscar uma igualdade entre cidadãos, de modo a possibilitar que ajam com certa liberdade, que encontra seu limite em direitos instituídos que visam atender a todos os membros da sociedade ou pelo menos sua grande maioria. O que se busca é limitar os desejos egoísticos de cada indivíduo, que são intrínsecos ao homem na medida em que este busca primordialmente a realização de seus desejos pessoais, de modo que possam atuar em conjunto, objetivando a realizaçao de um bem comum para toda a sociedade.
Já a eficácia das instituições em uma sociedade, ou em um determinado grupo dela, se deve a identificação do homem com tal instituição. A identificação é possível por meio de regras que levam o indivíduo a realizar o raciocínio de que, ao priorizar a realização dos desejos comuns a todos, indiretamente, também, terá alcançado a realização de seus desejos mais pessoais.
Esse raciocínio é possível, pois em uma determinada situação racional os indivíduos irão fazer cálculos entre benefícios e custos da realização ou não dos desejos comuns, de acordo com as regras impostas pelas instituições. Nessa situação, os indivíduos estão agindo pautados por uma estrutura predefinida, a instituição a qual se ligam. Nota-se ai o importante papel das instituições que é de