Trabalho De Sociologia
O conceito de materialismo histórico que recusa sobre a posição do econômico em detrimento ao social, propõe ações a questão da dominação e evidencia a luta de classes como motor de todas as transformações sociais. Marx utilizou o método dialético para explicar as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico. Marx desenvolveu uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais de uma época. Assim, a base material ou econômica constitui a "infraestrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "super-estrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época.
2 – Como se apresenta o problema da Ideologia ?
Para Marx a ideologia era a visão de mundo, ou seja um conjunto de valores e concepções que serviam para entender a realidade e a sociedade e até justificá-la. Portanto a visão de mundo dominante numa sociedade era a ideologia da classe dominante, então para as classes dominadas essa ideologia se apresentava como uma falsa visâo por justificar as desigualdades econômicas e justificar a exploração de uma classe pela outra. Marx pensava que os explorados tinham que ter "consciência de classe", saber que eram explorados e não reproduzir os valores dos exploradores.
3 – Qual o conceito Marxista de sociedade?
Marx vê o homem como membro de uma sociedade. O individuo é um ser profundamente marcado por sua condição social. Isto é pela classe social a qual pertence. A teoria Marxista aplicava a sociedade através de 02