politica fiscal
A política monetária refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de credito e das taxas de juros. Os instrumentos disponíveis são:
*Emissões
*Reservas compulsivas ( percentual sobre os depósitos que os bancos comerciais devem reter junto ao banco central )
*Open Market (compra e venda de títulos públicos)
*Redescontos ( empréstimos do banco central aos bancos comerciais)
*Regulamentação sobre credito e taxa de juros
Política Cambial e Comercial são políticas que aumentam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia.
*A política cambial refere-se ao controle do governo sobre a taxa de câmbio (câmbio fixo, flutuante e etc.)
*A política comercial diz respeito aos instrumentos de incentivo as exportações/ e estímulos/desestímulos as importações sejam fiscais, creditícios ,que sejam estabelecimento de cotas.
Política de Rendas (controle de preços e salários)
No entanto, os controles sobre os preços e salários situam-se em categorias própria de política econômica a característica especial é a de que, nesses controles, os agentes econômicos ficam proibidos de elevar a cabo o que fariam, em resposta a influência econômica normais do mercado.
Normalmente, esses controles são utilizados como políticas de combate á inflação. Esses controles também são denominados “políticas de rendas” no sentido que influe diretamente sobre as rendas (salários, lucros, juros, aluguel)
Mercantilismo
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Considerava-se que o governo