seminario II unopar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As Memorias de Infância e as experiências Vivenciadas 4
2.1.1 Expectativas da passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior 4
2.1.1.1 Ideias que eu possuo sobre Educação e sobre Pedagogia 6
2.1.1.1.11 Estudos dos Trechos 6
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Não podemos discutir a importância de um memorial de formação. Ele nos permite refletir quão importante foi cada passo da nossa jornada.Arremete-nos as situações que às vezes fazemo-nos esquecer, ás vezes por medo, outras por vergonha, e as vezes ações que para nós passaram-se tão desapercebidamente mas que foi por este detalhe que seguimos persistindo no caminho.
No presente trabalho encontra-se a descrição de minhas lembranças do meu processo educacional, minha formação, meus medos, minhas dúvidas, além da ideia de compreensão sobre o que é educação e o que é pedagogia, levando a debater sobre as particularidades de cada uma, ressaltando detalhes relevantes sobre o que significam para eu e o que realmente são.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1-As memorias de infância e as experiências vivenciadas.
Cursei todo o Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco em Tupanciretã, aprendi a ler e escrever nos três primeiros meses da primeira série por conta da professora e do incentivo recebido por minha mãe. Convivi com uma professora muito rígida e tradicionalista. Ela tinha o modo antiquado do ba-be-bi-bo-bu, mas que dava resultado, e o péssimo hábito de, quando errávamos, dar em nossos dedos com uma régua de madeira de 50cm de comprimento.
Posso dizer que os modos antiquados sim, surtiam resultados, mas não, não eram corretos. Passei muito tempo com medo dessa professora e até hoje, quando enxergo uma régua de madeira lembro-me daquela cena e da dorque senti.