politica de remuneração de um supermercado
MBA Executivo em Gestão de Pessoas
DISCIPLINA: Políticas de Remuneração
PROFESSOR: Msc. RAFAEL LIMA MEDEIROS
Plano de administração de cargos e salários da rede de Supermercados BOM D+ com Ênfase no cargo de Operador de caixa
Equipe:
Dadineide Guerra da Silva
RA 930986-7
Erica Lima da Silva
RA 930678-1
Paula Raquel Santos da Costa
RA 930565-3
Regiane Oliveira da Silva
RA:930413-2
Vanessa Medeiros da Silva
RA 930564-3
Wanessa Pereira Sette
RA 930836-2
Fabrícia Souza de Queiroz Pierre
RA 930565-9
UNIP–MANAUS
2014
Sumário
1 - INTRODUÇÃO:
1.1 - A importância da política de remuneração da empresa
Segundo Fagundes [1], um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de recursos humanos é a existência de um sistema de remuneração consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da organização.
Um bom sistema de remuneração deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos), do equilíbrio externo (mercado) e ainda estar apoiado em uma política e critérios claros de administração que permitam uma avaliação de cargos e salários com base em critérios técnicos, captação e retenção de mão-de-obra e, ainda, na melhoria do clima organizacional, elevando os ganhos de produtividade.
Os modelos existentes de remuneração, desde o tradicional e fundamental plano de cargos e salários, passando pelos diversos tipos de programas de remuneração variável, são as ferramentas necessárias para atingir os seguintes objetivos:
Objetivos da política de remuneração:
» Estabelecer política salarial justa e competitiva com base em fatores internos mas também a valores de mercado, e elaborar normas que assegurem um tratamento eqüitativo.
» Determinar estruturas salariais capazes de reter seus profissionais e de atrair colaboradores para atividades específicas.
» Elaborar perfis de cargos que representem