Cultura e comportamento organizacional como fatores chave de crescimento para as organizações
EVANDRO SABAINI VAZQUEZ
LUCAS RIBEIRO GALLON ORIENTADOR : SIMONE DA ROS DALFIOR
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo verificar como a cultura e o comportamento organizacional podem contribuir para o crescimento de uma organização.
O método empregado será um estudo de caso realizado nos supermercados Walt Mart Brasil e no CARONE, respectivamente, que no caso da presente pesquisa, será feito através de entrevista semi-estruturada.
Como resultados apurados, o presente estudo responde positivamente ao objeto de sua formulação, pela verificação dos êxitos no crescimento de uma das organizações estudadas.
Palavras-chave: Cultura Organizacional; comportamento organizacional; crescimento; desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
As habilidades interpessoais, o comportamento humano e a cultura organizacional são há muito tempo fatores de vital importância para a eficácia da gestão de uma organização. Contudo, as escolas de administração demoraram um pouco para captar essa mensagem. Até o final da década de 80, enfatizavam-se aspectos técnicos de gestão, como economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. Nas últimas décadas, contudo, os pesquisadores começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da gestão. (ROBBINS, 2005).
Num ambiente de mercado cada vez mais competitivo, a inovação pode-se constituir fator de grande relevância na determinação dos resultados das empresas, sendo que ela pode advir de seus colaboradores, requerendo um maior investimento por parte das empresas nas pessoas, uma vez que suas crenças, valores, comportamentos e relacionamentos passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso de um negócio. De fato, há várias pesquisas corroborando que é