A Influencia da Cultura organizacional brasileira co processo de monitoramento do sistema de gestão
1.1 Justificativa
Com base na minha experiência profissional na área de gestão da qualidade percebo que após a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, muitas organizações perdem o entusiasmo inicial e deixam em segundo plano o monitoramento do Sistema. Tudo indica que monitorar torna-se um fardo para carregar e manter a certificação. Portanto, faz-se necessário aprofundar os conhecimentos sobre o tema para que futuros gestores da qualidade e gestores de pessoas considerem a cultura organizacional brasileira como ponto chave para o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade.
1.2 Objetivo geral
Demonstrar que o Sistema de Gestão da Qualidade é um desafio constante para as organizações.
1.3 Objetivos específicos
Identificar os principais traços da cultura organizacional brasileira e sua influência na atitude das pessoas, e o que isso pode significar e refletir no monitoramento do Sistema de Gestão da Qualidade.
Palavra-chave: Cultura Organizacional, Sistema de Gestão, Monitoramento.
2. CONCEITOS
Para melhor compreensão deste trabalho, apresentam-se os principais conceitos citados.
Qualidade: adequação ao uso. (Juran, 1998, p. 9).
Cultura: é o conjunto de valores, conhecimentos e costumes que levam as pessoas de determinada sociedade ou grupo social a se comportar de determinada maneira nos diferentes atos de sua existência. (Chiavenato, 2004, p. 117).
Organização coletividade de pessoas agrupadas em torno de determinadas finalidades e procurando atingir certos objetivos, estruturada em sistemas interligados de maneira a atender às suas finalidades de modo eficiente. (Chiavenato, 2004, p. 20).
Cultura organizacional: é o conjunto de valores, conhecimentos, hábitos e costumes de determinada organização, conjunto este que, acrescido à finalidade recíproca desta coletividade de pessoas, leva os sistemas e as pessoas que dela fazem parte a se comportar de determinada maneira em todos os