Sinalização de orientação turistíca
Elaborar roteiros é uma atividade criativa, feita com muita imaginação, conhecimento do local e da clientela. Novos roteiros podem fazer renascer o turismo em lugares já bastante explorados. O importante é criar sempre, é renovar.
A Geografia pode colaborar muito na elaboração do roteiro turístico, a partir de alguns dados importantes:
1. a clientela- pode-se direcionar o roteiro para uma clientela já definida, ou, tendo-se um grupo estabelecer o roteiro adequado.Nesta etapa, precisamos de dados sobre a clientela, sua faixa etária em função dos interesses, a posição sócio-econômica do grupo,etc. O local de procedência também interfere uma vez que o diferente o exótico é o que atrai mais.O perfil do turista é desta forma definido e adequado ao roteiro.Por exemplo : praia movimentada, escalada de montanha para os jovens, praia tranquila para idosos.
2. a sazonalidade- em época de temporada, os hotéis, comidas, ficam mais caros, em alta temporada.Alguns turistas não abrem mão das viagens no período de férias ou grandes eventos, mas outros, em função dos preços,preferem a baixa temporada.
3. demanda turística- um atrativo pode ser procurado durante meses ou anos e de repente ninguém mais se interessar por ele, por motivos diversos: guerras, terremotos, crises econômicas.Outros têm um período determinado para acontecer: feiras, campeonatos, olimpíadas, e depois deixam de receber. A demanda também pode estar ligada a diferentes fatores: a renda, aumento do tempo de lazer,redução do tempo de trabalho,etc.
4. vocação turística- são os atrativos que o local oferece, dependendo de alguns fatores como: sua