resumo história,ditadura e literatura
O presente artigo foi elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso “História, Literatura e Ditadura – O Caso João Paz em Incidente em Antares”, apresentado para a obtenção do grau de licenciatura em Letras. O estudo trata de uma possível leitura de crítica do regime ditatorial militar das décadas de 60 e 70, no século XX, no Brasil, através da personagem João Paz, no romance Incidente em Antares, de Erico Verissimo. A pesquisa, de cunho bibliográfico, tem embasamento em teóricos da atualidade que tratam de temas relacionados à História e à
Literatura de nosso país. A pesquisa volta-se para considerações sobre esses dois temas, fazendo uma análise da construção da personagem João Paz e realizando um estudo que relaciona os acontecimentos da ficção com os fatos que foram vivenciados pela sociedade brasileira nas décadas de 60 e 70.
Palavras-chave: Ditadura Militar – Crítica – Incidente em Antares
Demonstrar a crítica ao regime ditatorial brasileiro nas décadas de 60 e 70, do século
XX, que se expressa na obra Incidente em Antares3
, de Erico Verissimo, constitui o principal objetivo deste trabalho. Para pesquisar a possível existência dessa crítica, a personagem João
Paz será a figura central, devendo evidenciar a violência cometida contra aqueles que eram contra o regime militar, demonstrando a maneira como a literatura tematizou a história do período. A personagem João Paz foi escolhida para essa pesquisa porque apresenta características que o apontam como um ser-estereótipo que representou, na ficção, a figura.
DESENVOLVIMENTO
I GOVERNOS DITATORIAIS
De acordo com Luft (2003, p.251), ditadura “é a forma de governo em que o poder legislativo e, até certo ponto, o judiciário, se encontram no executivo. Tirania, despotismo, autoritarismo”. E, conforme Gaspari (2002), foi essa forma de poder que governou o Brasil no período de 1964 a 1985.
No caso da ditadura brasileira, ainda em conformidade com o