politica 1
O estado de natureza é, de acordo com os contratualistas, uma condição da qual o homem teria saído após firmar um pacto de associação com outros homens, gerando assim um estado social. Cada autor contratualista firma características próprias do estado de natureza de acordo com suas teses: para alguns como Hobbes e Spinoza, o EN seria um estado de guerra, já para Locke é um estado de paz, e para Rousseau, uma situação feliz. Para alguns autores, o afastamento do estado natural representa um afastamento da perfeição original, mas para outros significa a vitória do homem “racional” sobre o homem animal. É necessário que haja, para essa passagem ao estado social, a formação de um contrato entre pessoas, gerando assim uma relação jurídica entre elas, a qual deve estabelecer direitos e deveres às partes. Para se chegar a esse estado social, os próprios homens devem decidir sair do estado natural e passar ao social, segundo a sua própria razão. A partir desse momento, algumas instituições aparecem como a família e a propriedade.
2) Como Cerroni caracteriza a relação histórica entre democracia e liberalismo? Apresente algum argumento do autor. (10)
Historicamente, a democracia se baseia em três argumentos, e um deles seria o “estrato liberal”, colocado pelo próprio Cerroni como sendo aquele que remete às liberdades individuais (as “regras do jogo”). Dessa forma, seria intrínseco à democracia, o liberalismo, e por sua vez características liberais teriam lugar na concepção democrática. Entretanto, Cerroni aponta que a original concepção liberal seria “politicamente discriminatória”, não resolvendo assim problemas entre as igualdades do gênero humano, nem entre igualdade entre trabalhadores e nem o sufrágio universal, mas sim buscando promover a igualdade de dignidades, a qual não