Introd Adm
Exemplo de uma empresa holandesa com evidentes características da globalização:
• capital belga;
• tecnologia japonesa;
• fabricação chinesa;
• call center na Índia;
• vendas nos Estados Unidos;
• Acionistas no Brasil, Inglaterra, Alemanha etc.
O conceito de globalização é relativamente novo. Sua origem aponta para o início dos anos 1990.
No entanto, trata-se de uma prática que decorre de acontecimentos de séculos anteriores.
Na verificação de diversos grandes períodos e eventos da História, constatamos manifestações que se ajustam perfeitamente às definições atribuídas a esse fenômeno globalizante: o Mercantilismo, como forma de expansão do capital; a Revolução Francesa, se encarada como o grande movimento burguês dos séculos XVIII/XIX; a Revolução Industrial (ou revolução capitalista, por excelência), entre outros tantos eventos facilmente conexos às propostas da relação produção-consumo.
Causas:
A globalização compreende a forma mais efetiva, de aceleração capitalista e, principalmente, pelas circunstâncias do término da Guerra Fria, e suas infinitas consequências.
Com o fim da II Guerra Mundial, as Forças Aliadas, comandadas pelos EUA e pela então URSS, dividiram o mundo através de uma linha imaginária a partir da construção do Muro de Berlim, em áreas de influência, onde exerceram suas ideologias, culturas, políticas e economias, sobretudo, na tentativa de imposição dos seus respectivos modelos, capitalista e socialista.
Desse modo, os EUA atuaram fortemente sobre o mundo ocidental (exceto Cuba), enquanto a URSS praticava o mesmo a partir do leste europeu (exceto Japão). À