Conceitos Básicos sobre Pneumática
Conceitos Básicos
Belo Horizonte
2014
QUESTÃO 1
1-
Tipos de Compressores:
1.1-
Compressor com Êmbolo Linear
Adquire-se a compressão sugando o ar para um ambiente fechado e posteriormente diminuindo este. Ele é apropriado não só para a compressão a baixas e médias pressões, mas também para altas pressões. O campo de pressão é de cerca de 100 kPa (1 bar) até milhares de kPa. Para aumentar ainda mais a compressão faz-se vários estágios de compressão. 1.2-
Compressores de Membrana
Este tipo pertence ao grupo dos compressores de
êmbolo.
Uma
membrana separa o êmbolo da câmara de trabalho; o ar não tem contato com as peças móveis. Portanto, o ar comprimido está isento de resíduos de óleo. Estes
empregados
compressores
são
com preferência
nas
indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.
2.
Compressores Rotativos
2.1-
Compressores Rotativos Multicelulares
Em um compartimento cilíndrico, com aberturas de entrada e saída, gira um rotor alojado excentricamente. O rotor tem, nos rasgos, palhetas que em conjunto com as pareces, formam pequenos compartimentos (células). Quando em rotação, as palhetas serão, pela força centrífuga, apertadas contra a parede. Devido à excentricidade de localização do rotor há uma diminuição e aumento das células.
As vantagens deste compressor estão em sua construção um tanto econômica em espaço, bem como em seu funcionamento silencioso, contínuo e equilibrado, e no uniforme fornecimento de ar, livre de qualquer pulsação.
2.2-
Compressor Rotativo de Duplo Parafuso (dois eixos)
Dois parafusos helicoidais, os quais, pelos perfis côncavo e convexo comprimem o ar que é conduzido axialmente.
3.2- Compressores Roots
Nestes compressores o ar é transportado de um lado para outro, sem alteração de volume. A compressão (vedação) efetua-se no lado da pressão pelos cantos dos êmbolos. 3.
Turbo Compressores