Polinsaturados
Tanto o óleo de milho, quanto os óleos de soja e girassol tem a mesma quantidade em calorias e gorduras totais, porém o de girassol apresenta menor teor de gordura saturada e maior de gordura polinsaturada em relação aos demais, sendo que ele é mais barato que o óleo de milho. Ambos não apresentam gorduras trans e nem colesterol, este último devido ao fato que não está disponível em alimentos de origem vegetal. Na relação custo x benefício, o óleo de soja é o mais barato destes e apresenta a segunda maior quantidade de gorduras polinsaturadas.
Para comparação de calorias entre a versão tradicional e a light utilizou-se a maionese como referência, onde a maior diferença se encontra nos teores de gorduras. A maionese tradicional possui maiores quantidades de gorduras totais quando comparada à versão light, porém apresenta valores superiores de gorduras polinsaturadas e menor preço. A diferença em gorduras saturadas é muito pouca e elas não se diferem em colesterol e sódio. Sendo a maionese light mais cara, com pouca diferença calórica e menores teores de gorduras insaturadas em comparação a tradicional.
Utilizou também como comparativo a sardinha enlatada nas versões em óleo, no molho de tomate e light, onde, com a mesma porção, a sardinha enlatada em molho de tomate apresentou menor valor calórico, até mesmo que a versão light, menor quantidade de gordura total, maior quantidade de gordura polinsaturada (sendo esta a mais prevalente das gorduras totais) e menor teor em sódio quando comparada as demais versões. A sardinha conservada em óleo tem maior quantidade calórica, de gorduras totais e colesterol, porém apresenta o maior valor de gordura monoinsaturada, o que provavelmente se deve ao fato desta ser conservada em óleo vegetal. Já a versão light possui mais calorias e gorduras totais (sendo em maior quantidade as saturadas) do que a versão conservada no molho de tomate, sendo também a única que apresenta valor para carboidratos,