polimetros
Luiz Antonio Vieira Carneiro* e Ana Maria Abreu Jorge Teixeira**
*
Professor e Chefe da Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção, Instituto Militar de Engenharia.
** Professora e Chefe do Laboratório de Materiais de Construção e Concreto, Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção, Instituto Militar de Engenharia.
Resumo
Este trabalho apresenta um resumo dos diversos tipos de materiais compósitos poliméricos aplicados em estruturas para a engenharia de construção. Abordam-se as principais características e propriedades desses materiais e de seus elementos constituintes básicos: resinas e fibras. Verifica-se que, para o sucesso de determinada obra de construção, faz-se necessário o conhecimento e o entendimento das características e propriedades destes materiais.
Palavras-chave
Propriedades, características, compósitos, resinas, fibras, engenharia de construção.
Introdução
O aço foi amplamente utilizado a partir da década de 1960 em forma de chapas e tubos de diferentes espessuras e configurações em obras residenciais, comerciais e industriais e obras de arte. Devido à sua grande desvantagem relacionada à corrosão, que afeta sua resistência, durabilidade e aderência com o concreto, além do seu alto custo de manutenção, elevado peso, relativa dificuldade de manuseio e necessidade de colocação de sistemas de emendas e fixação nas suas juntas por limitações de tamanhos, o aço passou a ser menos usado na década de 1990.
Com o avanço da ciência dos materiais, impulsionado pela demanda de materiais mais leves, duráveis e resistentes, surgiram os materiais compósitos poliméricos, de diferentes tipos, que começaram a ser usados nas indústrias aeronáutica, aeroespacial, militar, naval, automobilística e de materiais esportivos. A partir da década de 1990, a indústria da construção também passou a