genética
DNA
Johann Friedrich Miescher, foi quem descobriu o DNA, no século XIX. Ele descobriu trabalhando com o núcleo de leucócitos retirados do pus de ferimentos infeccionados, daí ele identificou uma substancia que era desconhecida, que se chama nitrogênio e fosforo na composição.
O que é um DNA?
DNA é a molécula principal de cada célula. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas, porém pequenas alterações do DNA podem ter consequências graves e a sua destruição leva a morte celular.
O DNA vai orientando a célula na produção de proteínas. Ele é formada por quatro partes distintas, que são chamadas de nucleotídeos, que vão se repetindo em diferentes sequencias, no entanto cada nucleotídeo é um açúcar ligado com um fosfato e uma base de nitrogênio, com tudo isso, ao longo do DNA, sua formação forma uma espécie de dos espirais.
O DNA é responsável por componentes das células, como as proteínas, suas funções são:
°As proteínas de transporte carregam substancias como, oxigênio no sangue, que são uma delas.
°Anticorpos, que são proteínas protetoras do corpo contra doenças.
°Enzimas, elas realizam reações químicas no corpo.
RNA
O RNA é um polímetro de nucleotídeos em cadeia simples, que as vezes pode ser dobrado. Ele é constituído por pentose, fosfato e por uma base nitrogenada a adenina, guanina, citosina e uracila e é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas da molécula de DNA.
A transcrição é em processo pelo qual uma região do DNA é copiada, que consiste na síntese do RNA. No entanto, a transcrição é feita pela enzima RNA pelimerase que separa os pares de bases do DNA, desenrolando ele, formando então uma bolha de transcrição no RNA.
Existem três tipos de RNA:
° RNA MENSAGEIRO ( RNAr)
Ele é responsável por levar a informação