polimetros
Professora: Larissa Alencar
Polímeros-Histórico
Desde a Antiguidade que se conhecem aplicações de polímeros naturais, no entanto, a ciência e indústria dos polímeros teve origem no início do século XIX, quando Hancock, em
Inglaterra descobriu o efeito da “mastigação” da borracha natural, tendo sido em 1843.
Patenteada a vulcanização da borracha por meio de enxofre.
Os plásticos baseados em acetato de celulose e caseína foram desenvolvidos em princípios do século XX e, entre
1907 e 1910, comercializou-se a “bakelite”, um polímero que ainda hoje é muito usado em caixas e ligações elétricas.
Em 1917, a falta de matérias-primas fez com que os químicos alemães desenvolvessem uma borracha sintética a partir do dimetilbutadieno. O produto, cujas propriedades eram incomparavelmente inferiores às da borracha natural, serviu, no entanto, como ponto de partida para a importantíssima indústria da borracha artificial sintética.
Polímeros
O que é polímero?
Um polímero é uma substância macromolecular constituída por unidades estruturais repetitivas, unidas entre si por ligações covalentes.
Em alguns casos, as ligações conduzem a uma cadeia linear, com ou sem ramificações, e noutros, a cadeias ligadas entre si formando estruturas tridimensionais. Freqüentemente o número dessas unidades repetitivas atinge os milhares.
Embora os polímeros naturais - madeira, lã, couro - sejam os materiais mais antigos do mundo, os polímeros comercializados hoje tem pouco do que lhes é natural ; são a contribuição dos químicos ao mundo dos materiais. Quase todos são sintetizados do petróleo (embora não precisem) e resultados de combinações de átomos simples : carbono, hidrogênio, oxigênio, cloro e menos frequente o nitrogênio e flúor.
Polímeros - Estrutura
Como já foi visto , os polímeros são constituídos por macromoléculas constituídas por um conjunto de átomos que se repete várias vezes. A este conjunto de átomos que se repete