Drummond contexto
Na ocasião de sua infância e juventude, o movimento cultural predominante no Brasil é o pré-modernismo, em que é dado início a um processo de ruptura com os padrões artísticos tradicionais. Nessa época convivem características do realismo, naturalismo, parnasianismo, com predeterminações estéticas e formais, e características inovadoras, ou seja, o rigor formal da língua e métrica ainda é presente mas divide espaço com uma linguagem informal.
(VER PRÉ MODERNISMO)
Sua juventude é permeada pela I guerra (1914 – 1918), que exerce impacto a nível mundial – quebra com a Belle Époche, considerada a época de ouro, em função das inovações tecnológicas e do culto ao belo, conforme inspirações na cultura francesa que presenciava esse momento de florescimento da beleza e da paz.
Consequências no Brasil - a industrialização, fluxo de imigrantes e expansão das cidades, com a criação de novas demandas sociais, a oligarquia latifundiária é ameaçada.
Nesse contexto de transformação, está em ebulição na Europa o movimento que propõe a quebra com os padrões tradicionais de arte, o Modernismo. Paris é o centro difusor desses ideais, os quais são apropriados por artistas brasileiros e passam a integrar o Modernismo brasileiro.
1917 greve trabalhista SP
É oficializado o Modernismo em 1922
Os anos 20 são marcados por intensa crise governamental. As insatisfações são ignoradas por um governo que se mantém em estado de sítio. Extrema violência
Publica A Revista
Publica No Meio do Caminho em 1928
Publica Alguma Poesia em 1930
Drummond vive o contexto de crise do sistema econômico liberal, com a ascensão dos governos fascistas pelo mundo, que constituem uma grande mobilização de massas nessa conjuntura de crise e transformação