Corros O
A corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deteriorização. Esse fenômeno acontece não somente em metais, mas também em outros materiais como concreto e polimetros orgânicos, entre outros.
Do lado economico os prejuízos são altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento, por sua vez, a corrosão também é responsável por acidentes e perdas de vidas humanas por contaminações, poluição e falta de segurança em equipamentos.
Cientificamente a corrosão significa destruição total, parcial, superficial ou estrutural dos materiais. Pode-se classificar a corrosão em: eletroquímica, química e eletrolítica.
Corrosão eletroquímica
É um processo espontâneo, passível de ocorrer quando o metal está em contato com eletrólito, onde acontecem, simultaneamente, reações anódicas e catódicas´. É caracterizada por realizar-se necessariamente na presença de água.
Corrosão química
Em um metal o processo na necessita de água, consiste numa reação química entre o meio corrosivo e o material metálico que resulta na formação de um produto de corrosão sobre a sua superfície.
A deterioração no concreto é causada pela corrosão química devida à ação dos agentes poluentes sobre seus constituintes e pela corrosão eletroquímica que ocorre nas armaduras de aço-carbono em seu interior.
Os polímeros também podem sofrer degradação, pela ação do meio, de solventes ou de oxidantes energéticos.
Corrosão eletrolítica
Caracteriza-se por ser um processo eletroquímico, que se da com a aplicação de corrente elétrica externa, trata-se de uma corrosão não-espontaneo. Esse fenômeno é provocado por correntes de fuga, também chamadas de parasitas ou estranhas. Geralmente, essas correntes são devidas a deficiências de isolamento ou de aterramento. Normalmente, acontecem furos isolados nas instalações, onde a corrente escapa para o solo.