Poligamia E Bigamia
Depois veio a lei de Moisés e não havia tal restrição, portanto, não havia bigamia.
Na era cristã com o sincretismo (fusao de varias crenças) dos povos, criou-se o costume de se ter uma única esposa. As leis canônica a codificaram, daí sim passou a existir a bigamia.
Hoje a bigamia se encontra nas leis ocidentais e é taxada como crime.
Nunca houve bigamia naquela epoca, pois era permitido segundo os costumes, que um homem pudesse ter mais que uma mulher, o homen que mais teve mulheres ,foi salomão (700), o contesto de proibição de varias mulheres, veio com a vinda de cristo, que defende o casamento com uma unica mulher, a não ser se ela vier a errar (adulterio) ou morrer.ai o homen está livre pra encontrar outra que oculpe o lugar da primeira.
Segue abaixo algumas referencias:
1) Abrão deita-se com a egípcia Agar, sob o consentimento de sua mulher. Dessa união ilícita nasceu Ismael (Gn 16.1-16).
Conseqüências maléficas: 1) Inimizade entre Ismael, filho da egípcia, e Isaque, filho de Abraão e Sara (Gn 21.9-14).2) conflitos entre Sarai e Agar (v.6).
2) Salomão amou muitas mulheres estranhas. Tinha 700 mulheres e trezentas concubinas
(1 Rs 11.1-3).
Conseqüências maléficas: a) Suas mulheres lhe perverteram o coração (v.3, 4). b) “Seu coração não era perfeito para com o SENHOR; fez o que era mau aos olhos do SENHOR” (vv.4-6). c) Foi castigado por Deus (11.1-13). O mandamento divino para os reis não permitia a poligamia: “Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie” (Dt 17.17).
3) Jacó e suas duas mulheres: as irmãs Léia e Raquel (Gn 29.21-28). Conseqüências: Raquel teve inveja de sua irmã e houve conflito conjugal (30.1,2,8,14,15).
“Deus pode ter tolerado a poligamia no Antigo Testamento, porque o povo não tinha plena compreensão da vontade de Deus, no tocante ao casamento, e porque esse povo era duro de coração (Mt 19.8-a)” (Nota da Bíblia de Estudo Pentecostal).
O rei Davi